Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Supereco ouve a comunidade de São Sebastião para traçar diagnóstico socioambiental


No dia 3 de novembro, o Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, iniciou um Diagnóstico Socioambiental e Sanitário na Bacia do Rio São Francisco, onde se encontra uma das captações de água que abastece parte de Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo e que integra o sistema Porto Novo-São Francisco. Até meados de dezembro a equipe do Tecendo estará visitando moradias nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo, ambos em São Sebastião, e aplicando um questionário que aborda tratamento de esgoto, tipos de moradias, abastecimento de água e destinação do lixo. Tudo isso para gerar um diagnóstico que permita caracterização do estado atual da bacia do Rio São Francisco, entendimento da situação dessas comunidades e a relação que elas possuem com os cursos d`água da região.
Com os dados que estão sendo coletados, a equipe do Instituto Supereco estará elaborando um documento e realizará uma devolutiva entre os meses de junho e julho de 2015. O mesmo estudo será apresentado em reunião com os parceiros envolvidos e lideranças comunitárias como a Prefeitura de São Sebastião, o CBH-LN (Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte) e a Sabesp, entre outros, para avaliação dos resultados, sugestões e validação. O diagnóstico socioambiental e sanitário servirá de base para a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a região já que mostrará as lacunas existentes nesses bairros e onde são necessários investimentos para a melhoria ambiental e da qualidade de vida da população.
Quem Faz
O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).