Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CURSO A DISTÂNCIA DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA EM FLORICULTURA GRATUITO


      

  A partir da necessidade detectada pela Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) está oferecendo no seu portal de ensino a distância um programa de Capacitação Tecnológica em Floricultura. O programa, totalmente gratuito, é destinado aos profissionais com formação técnica ou superior em Ciências Agrárias que já se dedicam ou queiram se dedicar ao cultivo de flores, buscam inovações, mas não podem frequentar aulas presenciais.

O consumidor exige cada dia mais qualidade        
          ​Vai longe o tempo em que o brasileiro enfeitava sua casa com flores colhidas no próprio jardim, rosas, margaridas, jasmins, gérberas, cravos, lírios, entre outros. Consumimos cada dia mais flores, porém, compradas em floriculturas ou supermercados. Com um crescimento médio de 15% ao ano na última década, a floricultura é a atividade agrícola que mais se expande no País. Mesmo em 2014, com a economia em baixa e a inflação em alta, estima-se que o avanço do setor seja de, no mínimo, 8%. Entretanto, dominada principalmente por pequenos produtores, a floricultura brasileira esbarra em uma grande dificuldade: encontrar pessoal qualificado para orientar, sobretudo, o cultivo.
O problema, hoje comum a diversos setores da economia nacional, torna-se ainda mais urgente em uma área que demanda muita mão de obra. Com uma extraordinária capacidade de geração de empregos, a floricultura exige, pelo menos, oito trabalhadores por hectare, mais que o dobro que a fruticultura, que requer três pessoas por hectare, e oito vezes mais que a soja, onde apenas um empregado é capaz de cuidar da mesma área.
Eduardo Costa, assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, observa que o programa disponível no portal EaD SENAR é uma oportunidade inédita para instrutores agrícolas de todo o país terem acesso às mais modernas tecnologias e repassá-las aos floricultores. “Havia uma carência de iniciativas como essa para alinhar a metodologia dos instrutores com as inovações do setor.“
Altamente competitiva, a floricultura aplica tecnologias cada vez mais avançadas e cobra dos produtores grande conhecimento técnico para sobreviver no mercado. Costa observa que o floricultor vem buscando incessantemente impressionar um consumidor exigente, com novas cores, variedades e com a durabilidade das flores. “Tudo isso demanda alta tecnologia”.
Técnicas simples e sofisticadas
Com suas dimensões continentais, o Brasil desfruta do privilégio de apresentar  diversos microclimas favoráveis à produção de flores. Atualmente, produz mais de 350 espécies de flores e mais de três mil variedades. Cerca de oito mil floricultores estão espalhados por todas as regiões, mas concentram-se principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará – um dos maiores produtores de rosas.


Para Silvana o curso trouxe nova visão
Em Pernambuco, a instrutora do SENAR, Silvana Araújo, orienta os produtores no cultivo de rosas, crisântemos e diversas flores tropicais. Mesmo para quem tem larga experiência como ela, Silvana aconselha a capacitação tecnológica oferecida no Portal EaD SENAR. “Ninguém é formado por completo, sempre temos algo a aprender. O curso nos dá uma nova visão do que acontece no mercado e, além disso, nem sempre temos facilidade de acesso a programas com essa qualidade.” Silvana cita como novidades a sofisticada tecnologia do controle informatizado das estufas, mas também técnicas simples e eficazes para o aumento da produtividade, como a proteção do solo com malhas.
O programa de Capacitação Tecnológica em Floricultura da EaD SENAR é  dividido em três diferentes cursos: Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricutura; Produção de Flores de Corte, Flores de Vaso e Plantas Ornamentais; e Legislação, Planejamento e Mercado de Flores. Cada curso está estruturado em 20 horas-aula, que devem ser concluídas pelo aluno em um mês.
As aulas das primeiras turmas do curso Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricultura começam no próximo dia 9. Mas inscrições para novas turmas estão abertas no portal http://ead.senar.org.br/cursos. Para os outros dois cursos, as matrículas ainda não estão abertas. Além do programa de Floricultura, a EaD SENAR também já oferece capacitação tecnológica em Heveicultura, Silvicultura e Suinocultura.
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br