Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CRESCE BUSCA POR CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÕES NO BRASIL



Finalmente parece que a balança custos X economia sustentável de longo prazo pesou para o lado do meio ambiente. Apesar de mais caras - o aumento do custo de uma obra com certificação ambiental varia entre 1% e 7% - obras que buscam selos como LEED e AQUA crescem no Brasil. É o que garante a MHA Engenharia, empresa há 39 anos no mercado, com mais de uma dezena de obras certificadas, como o Complexo Rochaverá, as Arenas Grêmio e Cuiabá, Avon Cosméticos, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros.

Entre os dois selos de maior destaque no Brasil, processo AQUA e LEED, os números crescem a cada ano, o que torna o Brasil o pais Sul-Americano de maior participação no mercado. Para o Processo AQUA, aproximadamente 150 empreendimentos estão certificados, e para o LEED cerca de 100 empreendimentos já foram certificados pelo US-GBC - US Green Building Council (Conselho Americano de Construções Verdes, que controla as certificações LEED). 871 registros para obtenção de selos LEED estão em processo de análise. Considerando que o primeiro edifício foi certificado em 2007, percebemos a expressiva aceitação do mercado brasileiro.

“Cada vez mais os empreendimentos já chegam para a MHA fazer o projeto com a premissa de serem certificados, ou que ao menos adotem conceitos de alguma certificação ambiental, mesmo que a certificação em si não seja o foco final”, diz Fabiana Frassetto, arquiteta da MHA.

A exigência acompanha esse desenvolvimento, e a consciência em relação às edificações certificadas vem ganhando forma no Brasil. Os primeiros empreendimentos tinham um apelo muito maior de marketing. “A partir dos primeiros, o mercado foi descobrindo que a obra era mais cara sim, mas não inviabilizava o empreendimento, e a economia potencial na operação valeria o investimento inicial”, garante Fabiana. “Com o novo conceito absorvido, os clientes estão mais informados, e já sabem o que querem em seus empreendimentos para gerar economia de recursos naturais e gerar um menor impacto ambiental”.

Começa no projeto

A busca pela certificação em uma construção começa no projeto, pois já existem muitas diferenças desde o papel. “São obrigatórias várias atividades ao longo do desenvolvimento do projeto para que haja o reconhecimento de sistemas de baixo impacto ambiental”, explica Fabiana. Um empreendimento sustentável atende ao tripé da sustentabilidade, ou seja, incorpora soluções voltadas ao ambiente físico, ao comprometimento social e também às questões econômicas. “Em um projeto com premissas sustentáveis o comprometimento com o uso dos recursos naturais, a racionalização da construção e a manutenção são muito discutidos, para que efetivamente o empreendimento preserve ou reduza os efeitos da ação humana no meio. Quando desenvolvemos um projeto com essas premissas procuramos produtos, materiais, sistemas e tecnologia de baixo impacto e comprometidos com o meio ambiente”, afirma Fabiana.

Qualquer empresa pode desenvolver edifícios sustentáveis, pois a técnica os engenheiros já possuem. “A diferença é a experiência em fazer edificações certificadas, pois já aprendemos onde estão os maiores entraves, quais são as questões mais polêmicas”.

O desafio de construir com sustentabilidade é sair do convencional, deixar o rotineiro da engenharia de lado. Fazer um projeto diferente, pensar no lugar onde ele se insere de maneira efetiva, pensar no clima, na conexão urbana, na economia de recursos naturais, na construtiva, na manutenção e transpor os obstáculos, seja econômico, funcional ou técnico, com uma equipe de confiança onde todos estejam dispostos a colaborar e projetar um empreendimento mais eficiente.

Sobre a MHA Engenharia

No mercado há 39 anos, a MHA é uma empresa nacional especializada em engenharia consultiva, com experiência em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, com alto nível técnico para projetar e gerenciar os mais complexos projetos da construção civil.

Com mais de 2800 obras em instalações elétricas, hidráulicas, climatização e cálculo estrutural, a MHA possui grandes projetos em diversas áreas como: Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo, Cenpes Petrobras (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello), Complexo Industrial da Hyundai em Goiás, Shopping Pátio Higienópolis, Copacabana Palace, Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), Hospital Sírio Libanês, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), Metalúrgica Nova Americana, Avon Cosméticos em Cabreúva- SP, Indústrias Romi, Hotel Hilton no bairro do Morumbi em São Paulo, Hotel Unique, Shopping JK Iguatemi, Shopping Paulista, Michelin, Mercedes Benz do ABC, Coca- Cola em Jundiaí, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão Antonio Carlos Jobim, entre outros. www.mha.com.br



 Beatriz Minne Schauff

São Paulo

Rua Jequitaí, 43

Cep 04083-020 - São Paulo/SP

55 11 3085 6583

55 11 3083 2672

55 11 99581 6969



Goiânia

Av.T-63, 1296 - sala 604 - Ed. New World

Cep 74230-100 - Goiânia/GO

62 3609-3697

62 8180-7273



Rio de Janeiro

Praia do Botafogo, 501, Torre Pão de Açúcar, 1º andar

Cep 22250-040 – Rio de Janeiro/RJ

(21) 7254-4244




www.flotereschauff.com.br