Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Serviço Florestal e Semace planejam Inventário dos recursos florestais do Ceará

Serviço Florestal e Semace planejam Inventário dos recursos florestais do Ceará Atividades em campo devem começar ainda este ano. Técnicos vão visitar cerca de 350 pontos no Estado
Os recursos florestais do Ceará devem ser mapeados a partir deste ano para um levantamento nacional coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Inventário Florestal Nacional (IFN). Milhares de pontos serão avaliados em todo o país.

Em reunião no fim de fevereiro em Fortaleza (CE), uma equipe do SFB e da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) discutiu os detalhes técnicos e de logística que darão suporte à realização do Inventário no estado.

A previsão é de que a primeira etapa do IFN, ou seja, o trabalho de campo, tenha início nos próximos meses. Essa fase compreende a visita a cerca de 350 pontos sistematicamente distribuídos em todo o estado.

Em cada ponto amostral, técnicos vão colher informações sobre altura, diâmetro, espécies, vitalidade e quantidade de árvores lá existentes, por exemplo. Também vão coletar amostras de plantas e solo, e registrar informações sobre a paisagem, como tipos de uso do solo, fragmentação florestal e situação da vegetação remanescente.

O Inventário inclui ainda entrevistas com pessoas que moram num raio de até 2 quilômetros do local de amostragem para saber como usam a vegetação e também para conhecer sua percepção sobre a existência, uso e conservação dos recursos florestais.

O gerente de Informações Florestais do SFB, Daniel Piotto, explica que os resultados do IFN vão embasar a formulação de políticas públicas orientadas ao uso e conservação dos recursos florestais do Ceará. "Com os dados do IFN cada estado poderá estimar seus estoques de carbono, facilitando a implementação de políticas de pagamentos por serviços ambientais", exemplifica.

Além do Ceará, o Serviço Florestal já tem parceria com Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul para a realização conjunta do Inventário. O estado de Santa Catarina foi o primeiro a finalizar o IFN, e deve ser seguido pelo Distrito Federal, onde a fase de coleta de dados foi concluída.