Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Roraima atraí pescadores de fora da região

Nayelen Carvalho

A Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact) afirma que atualmente há 1.260 pescadores esportivos cadastrados

Valorizado pela quantidade de rios e paisagens naturais, o estado de Roraima desperta interesse nos pescadores da região e de outros lugares. Para o governo do estado a mudança da matriz econômica de Roraima passa pelos investimentos no agronegócio e em especial pelo turismo, já que o estado é rico em fontes naturais para o desenvolvimento dessa atividade.
Dados do Departamento de Turismo de Roraima (Detur) mostram que os investimentos do governo em infraestrutura têm contribuído para o desenvolvimento do setor e atraído investidores e que uma das áreas que despertam interesse é a busca pela pesca esportiva.
Um dos lugares prósperos para o investimento da prática da pesca é no extremo-norte do país próximo ao rio Água Boa do Univini até o Rio Branco, local que quase divide o estado de Roraima ao meio. Nesta área pode ser encontrada uma variedade de peixes, inclusive o Tucunaré, que costuma ser a grande atração dos pescadores, pela grande briga que trava.
Nesta região se encontra a principal bacia hidrográfica do estado de Roraima, uma região rica conhecida como Amazônia roraimense, mais lavrada e mais savana é um local com imenso potencial para pesca esportiva.
Apesar da qualidade dos rios e variedade de espécies de peixes existentes na região, contém aproximadamente menos de dez hoteis de selva que exploram a pesca esportiva. Mesmo assim a fama do Tucunaré Açu de Roraima atrai muita gente.
Segundo a Femact, fundação responsável pelas políticas de meio ambiente e recursos hídricos de Roraima, atualmente 1.260 pescadores esportivos são cadastrados e com permissão para a pesca no Estado e que a maior parte vem de longe. A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora e o estado de Roraima contem os melhores peixes para a prática.