Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 24 de março de 2012

Parada sustentável, Itajaí faz mega mobilização ambiental antes do início da Volvo Ocean Race

Itajaí (SC) - O projeto "Itajaí Stopover Sustentável" faz mega mobilização neste sábado (24), dando sequência às ações ambientais programadas para a chegada da Volvo Ocean Race na cidade. O "Juntos pelo Rio Itajaí" tem o objetivo de limpar as margens do rio e conscientizar a população da importância de não poluir e jogar lixo na água. A expectativa é que mais de 400 pessoas participem do mutirão em 30 barcos já confirmados pela organização .

O trabalho tem envolvimento das três estâncias de governo: federal, estadual e municipal e contará com o apoio de 20 empresas instaladas próximas ao rio, além das prefeituras de Itajaí e Navegantes, do Complexo Portuário do Itajaí, além da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e de 12 ONGs. O encontro dos participantes será às 8 horas da manhã do sábado no Terminal de Cruzeiro de Itajaí.

Nesta quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, o projeto "Itajaí Stopover Sustentável" foi iniciado com atividades para 300 crianças da rede municipal de ensino da cidade. Os alunos fizeram passeios educativos de Ferry Boat no Rio Itajaí e iveram aulas voltadas à preservação da bacia hidrográfica.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizará outras ações em parceira com organizações e empresas locais antes e durante a Volta ao Mundo. A estimativa é impactar 1.162.209 milhão de habitantes em 30 municípios catarinenses durante seis meses.

Vip Solidário - O Comitê Executivo da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race fornece entradas VIP para a Vila da Regata, que será aberta no dia 4 de abril, desde a quinta-feira (22), para quem ajudar a cidade na preservação ambiental ou em outras causas sociais. A Estação da Solidariedade, instalada no Terminal de Cruzeiros, estimulará ações solidárias antes e durante a regata. O espaço conta com estandes das entidades envolvidas. Quem se tornar um VIP Solidário receberá uma credencial com acesso privilegiado ao maior evento náutico do mundo.

A população terá quatro opções de colaboração: Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, com doações de colchões, aparelhos de pressão, cadeiras de rodas, escada de dois degraus, fraldas geriátricas e leite materno. Já o Hospital Pequeno Anjo receberá a doação de alimentos que são utilizados pelas crianças internadas. Os kits podem ser adquiridos na Estação da Solidariedade e entregues no Hospital.

Para contribuir com o Asilo Dom Bosco, a população poderá doar fraldas, medicamentos e até adotar um idoso para cuidar. Para a causa animal, basta adotar cães ou gatos da Associação de Proteção Animal, a AIPRA.

"Quero aqui conclamar a população para estender a mão a quem mais precisa e abraçar esta causa, doando um pouco do seu tempo, do seu carinho e atenção", declara o Prefeito Jandir Bellini, que adotou um idoso do Asilo Dom Bosco.

Mais informações sobre o Vip Solidário na Secretária de Desenvolvimento Social com Maria Juçara Pamplona ou pelo telefone: (47) 3248-0800
Sanya volta para Auckland e pode não vir ao Brasil - A perna de Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (Brasil) tem 6.705 milhas náuticas (12.424 quilômetros) e é a maior desta edição. A flotilha largou no domingo e tem enfrentado muitas dificuldades, mesmo antes de chegar ao temido Cabo Horn, na ponta do continente sul-americano, no Oceano Atlântico. Até agora dois barcos apresentaram problemas na etapa: primeiro o Abu Dhabi e agora os chinenes do Sanya. O barco de Mike Sanderson talvez não tenha tempo suficiente para chegar ao litoral catarinense. O primeiro veleiro deve aparecer na cidade catarinense no início do mês e neste momentos os barcos navegam pelo Oceano Índico, a 4.950 milhas náuticas do Brasil (9.170 quilômetros).

O Sanya está retornando para a Nova Zelândia e pode até abandonar a regata. Desta vez, o barco da China teve uma avaria no leme de fortuna e, para piorar a situação, um remendo no casco. Os asiáticos devem chegar em Auckland apenas na segunda-feira (26). Inicialmente, o time só voltará a correr em Miami.

"São poucas opções de cargueiros entre a Nova Zelândia e o Brasil e não temos muito tempo para fazer essa logística. Podemos ser mais realistas e voltar nos Estados Unidos, para velejar em maio.Se aparecer qualquer chance de levar o barco para Itajaí, nós vamos agarrar", diz Mike Sanderson.

Outro que sofreu nessa perna foi o Abu Dhabi. Na primeira noite, o veleiro teve um problema na vela de proa e voltou para arrumar o defeito. Isso custou muito ao time de Ian Walker, que está distante do líder Camper. O veleiro de bandeira espanhola e neozelandesa tem 11 milhas de vantagem para o Groupama, segundo colocado, e 50 para o Telefónica, que está na ponta na classificação geral. O Puma completa a flotilha em quarto, porém a equipe de Ken Red está mais ao sul, onde os ventos são mais fortes.

Classificação da Volvo Ocean Race - após quatro pernas:
1º - Telefónica - 122 pontos
2º - Groupama - 107 pontos
3º - Camper - 104 pontos
4º - Puma - 83 pontos
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Sanya - 25 pontos

Coletiva de imprensa - O Comitê Organizador da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race reúne a imprensa nesta terça-feira (27), no Centreventos, para apresentar as ações da Volta ao Mundo na cidade catarinense. Será a primeira oportunidade para conhecer a Vila da Regata. O local está em fase final de acabamento e os primeiros containers, incluindo as áreas dos patrocinadores e organizadores, estão sendo montados.

O evento está programado para as 10 horas da manhã e terá a presença do prefeito Jandir Bellini, do presidente do Comitê Organizador da Parada de Itajaí, Amílcar Gazaniga, e do diretor técnico do barco espanhol Telefónica, Horácio Carabelli.

O Centreventos fica na Avenida Ministro Victor Konder, 303, centro de Itajaí e os jornalistas interessados na cobertura devem se credenciar pelo e-mail redacao@zdl.com.br

- Já os profissionais de imprensa que forem cobrir a Volvo Ocean Race, em Itajaí, a partir do dia 4 de abril, devem solicitar seu credenciamento diretamente no site oficial do evento por meio do link : https://www.volvooceanrace-accreditation.com/

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com

Fonte:Brandpress