Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Os 50 + importantes livros em sustentabilidade

O Instituto Jatobás, em parceria com a Editora Peirópolis, patrocínio da Braskem e, copatrocinio da WWF e da Universidade Paulista - UNIP, lança no dia 12 de março, às 8h30, na Fundação Getúlio Vargas - FGV, a obra Os 50 + importantes livros em sustentabilidade – edição inédita em português do trabalho do autor Wayne Visser e da Universidade de Cambridge. O evento, que visa fazer um paralelo entre as ideias abordadas na publicação e as discussões sobre Economia Verde, contará com a participação de especialistas empresariais, de universidades, do terceiro setor e do poder público.

A obra Os 50 + importantes livros em sustentabilidade é resultado de uma enquete realizada, em 2008, entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL). “Em 2008, o CPSL iniciou um projeto ambicioso: identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha acessível. Como resultado, temos uma coleção de uma das maiores análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos com os quais nos deparamos, e as soluções criativas de que necessitamos para com eles lidar”, destaca Polly Courtice, diretora do CPSL, no texto de introdução do livro.

Dentre as entrevistas e biografias dos autores selecionados, estão nomes de destaque como: Aldo Leopold, Rachel Carson, Donella H. Meadows, E.F. Schumacher, Al Gore , Jeffrey Sachs, Max Neef, Peter Senge, John Elkington e o brasileiro RicardoSemler. Pessoas que, segundo Polly, ajudaram a dar forma à agenda de sustentabilidade ao longo dos anos. “Vemos nesses livros, por exemplo, a mudança da ética de conservação de Almanaque de uma região árida (Aldo Leopold) e os primeiros gritos de alerta, como os de Primavera silenciosa (Rachel Carson) e Limites de crescimento (Donella H. Meadows. Dennis L.Meadows, Jorge Rangers e William W. Behrens III), para o surgimento do desenvolvimento sustentável (Nosso futuro comum e Mudando o rumo) e do resultado final tríplice (Canibais com garfo e faca)”, completa Polly.

O livro oferece ao leitor a essência das ideias dos 50 livros mais importantes sobre o planeta, a relação entre seus habitantes, soluções tecnológicas, novas concepções filosóficas empresariais e econômicas, propostas políticas e um programa de reforma internacional, favorecendo a reflexão sobre os caminhos para planejar um mundo mais equilibrado.

O autor Wayne Visser destaca a importância da publicação da obra em português e a inclusão do Brasil na rota de discussões sobre o tema. “Se quisermos efetivamente criar um futuro sustentável (o que até agora não estamos conseguindo fazer), teremos que compartilhar e aplicar em cada país as melhores ideias dos líderes pensadores de todo o mundo. Os desafios são enormes e o tempo curto para resolvê-los. Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo e esforços repetindo erros ou reinventando ideias de outros.”

“Estou especialmente feliz que o livro estará disponível em português e será lançado no Brasil. Não só o Brasil tem sido fundamental na evolução conceitual da Sustentabilidade (da original Cúpula da Terra no Rio em 1992 à Rio+20 no próximo ano), mas continua no centro dos desafios globais que ainda enfrentamos”, finaliza Visser.



CAMPANHA “O QUE É SUSTENTABILIDADE?”

O evento de lançamento do livro Os 50 + importantes livros em sustentabilidade faz parte da campanha “O que é sustentabildade?” do Instituto Jatobás e acontece num contexto de crescente discussão sobre o tema, incluindo a conferência Rio+20, resultado de uma grande movimentação mundial para discutir e propor ações para a sustentabilidade. Iniciada em agosto de2011, a campanha visa valorizar e difundir o conceito e mostrar suas várias aplicações.

A ideia é que existem muitas ferramentas e meios para alcançar a sustentabilidade, mas as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e garantia de um futuro para as próximas gerações.

Mais informações no site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade

Apoiam a iniciativa: Universidade de Cambridge, LABIES – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da Universidade de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Governo de Minas Gerais, Consulado Britânico, Global Footprint Network, TNC - The Nature Conservancy, Greenovation, Instituto EcoFuturo, Instituto Verdescola, Praça Victor Civita, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto EcoAnima, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade - Abraps, Mercado Ético, Palas Athena, Fórum de Líderes, Shift agentes transformadores, Fundação Estadual do Meio Ambiente, ABCDE Ambiente Brasil, Ambientação – educação ambiental em prédios público de MG e Virada Sustentável.

Sobre o Autor

Wayne Visser é fundador e presidente executivo da CSR International, bem como associado sênior do Cambridge Programme for Sustainability Leadership. É escritor/organizador de oito livros, entre os quais seis sobre negócios responsáveis e sustentáveis, como Landmarks for Sustainability (Greenleaf Publishing, 2009), Making a Difference (VDM, 2008) e The A to Z of Corporate Social Responsibility (John Wiley, 2007). Antes de obter o PHD em responsabilidade social corporativa (Universidade Nottingham, Reino Unido), Visser foi diretor de sustentabilidade da KPMG e analista estratégico da Capgemini, na África do Sul. Tem mestrado em ecologia humana pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e fez faculdade de Business Science in Marketing (Universidade de Cape Town, África do Sul).

Visser mora em Cambridge, Reino Unido, e aprecia arte, escrever poesia, passear ao ar livre e viajar pelo continente pátrio, a África. Seu website pessoal é www.waynevisser.com

Fonte: Brandpress