Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 20 de março de 2012

Operação Salamanca combate agrotóxicos ilegais na fronteira sul do país


O Ibama participou, na última quarta-feira (14/03), da Operação Salamanca, realizada em parceria com a Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Receita Federal, na região da fronteira do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi combater o contrabando de agrotóxicos na fronteira entre Brasil e Uruguai, que vem sendo alvo contínuo da fiscalização por parte do Ibama.

Foram cumpridos 17 mandatos de prisão, apreendidos veículos e um avião, no valor total de R$ 2 milhões, além de cinco toneladas de agrotóxicos que entraram irregularmente no país. A operação, por parte do Ibama, comandada pelo chefe da Divisão de Fiscalização e Controle, Régis Fontana Pinto, contabilizou, em ações realizadas na quarta-feira, um total de 17 autos de infração lavrados em R$ 4,2 milhões de multas, com base no artigo 64 da Lei dos Crimes Ambientais (6514) que trata da utilização de substâncias nocivas, entre elas, os agrotóxicos.

A apresentação dos resultados da operação em Santana do Livramento teve a presença do diretor da Diretoria de Proteção Ambiental, Ramiro Martins-Costa, que alertou para os danos ambientais decorrentes desse tipo de crime. Segundo ele, a entrada destes produtos representa um grande dano, principalmente, para os recursos hídricos, já que são descartados irregularmente, descumprindo a logística reversa implementada com sucesso na destinação adequadas da embalagens dos agrotóxicos comprados e utilizados legalmente.

Para o superintendente do Ibama/RS, João Pessoa Moreira Junior, que também acompanhou a coletiva de anúncio da operação em Livramento, o agrotóxico, para ter validade legal, deve atender especificações técnicas de três ministérios: Meio Ambiente, Saúde e Agricultura. Além disso, o superintendente destacou a importância dos escritórios regionais do Ibama em Bagé e Uruguaiana, que realizam ações contínuas de combate a esse tipo de ilegalidade.

Já o delegado da Polícia Federal em Santana do Livramento, Alessandro Maciel Lopes, afirmou que as operações de combate aos produtos irregulares vão prosseguir, já que existem cerca de 400 receptadores de agrotóxicos ilegais entre produtores de todo o estado. Segundo ele, as ações se concentraram nos contraventores que atuam na logística e comercialização dos agrotóxicos ilegais, além dos mentores deste tipo de crime.

Foram desmobilizadas três quadrilhas que atuavam nas cidades de Quaraí e Alegrete. As ações de fiscalização se concentraram nas cidades de Manuel Viana, São Borja, Alegrete e Quarai.

Maria Helena Firmbach
Ascom Ibama/RS