Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 7 de março de 2012

LIVRO TRAZ CEM FOTOS DOS 50 ANOS DO PARQUE DE BRASÍLIA

Será lançado nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, no anexo do Museu da República, em Brasília, o livro de fotografias Parque Nacional de Brasília 50 anos. Como o próprio título já diz, a publicação faz parte das comemorações do cinquentenário de criação do parque, uma das unidades de conservação mais atrativas e bem estruturadas do Cerrado. A entrada é franca.

Editado com esmero e impresso em papel de alta qualidade, o livro traz cem fotografias da unidade, algumas históricas, como a construção das piscinas da Água Mineral e imagens da fauna e flora, dos pesquisadores e dos frequentadores do parque.

O projeto, pensado pelo fotógrafo João Paulo Barbosa, contou com a curadoria da fotógrafa Usha Velasco e foi realizado pelo estúdio Boibumbá Design, que assinou a criação gráfica. A parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi fundamental para a conclusão da obra.

“O livro representa um sonho que vivia dentro de mim há 20 anos”, conta João Paulo, brasiliense que fotografou 60 parques em 20 países pelo mundo. O lançamento do livro foi concretizado com patrocínio da Petrobras. Além das belas fotografias, de autoria de João Paulo, Henry Macário e Olivier Boëls, a publicação traz textos de especialistas e uma reflexão sobre a importância da conservação do Cerrado.

Durante o lançamento, haverá sessão de autógrafos dos autores das fotos e apresentação do vídeo realizado por Cícero Fraga, com trilha sonora original de Luiz Olivieri, que retrata de forma poética o fotógrafo João Paulo em ação, comentando o trabalho desenvolvido durante os últimos dois anos dentro do Parque.

O Cerrado, onde vivem 50% das espécies de aves e 40% dos vertebrados terrestres do Brasil, sofre muita pressão da agropecuária e urbanização. Hoje, apenas 20% do Cerrado estão preservados, sendo que 1,8% encontra-se nos limites do Parque Nacional de Brasília. O ICMBio órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente é responsável pela gestão do Parque Nacional de Brasília e de mais 309 Unidades de Conservação espalhadas por todo o País.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro Parque Nacional de Brasília 50 anos e Noite de Autógrafos com exibição de vídeo
Dia: quinta-feira (08/03)
Hora: 19h
Local: Anexo do Museu da República do Conjunto Cultural da República, em Brasília
Entrada franca

Comunicação ICMBio