Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Livro que resgata cultura de municípios lindeiros ao Lago Itaipu será lançado em Foz do Iguaçu (PR)

Obra de 180 páginas resgata, por meio do artesanato, cultura de municípios lindeiros ao Lago Itaipu; evento acontece no próximo dia 8, às 19 horas, no auditório Cesar Lattes, dentro do PTI

Um trabalho coletivo que agrega criatividade, multiplicidade cultural e resgate histórico, de uma região bastante conhecida do oeste paranaense, será apresentado oficialmente na próxima semana. Agora, oito dos municípios que compõem a região lindeira ao Lago Itaipu têm registrado, em um livro, um pouco de seus costumes, origens e identidade, representados por meio da arte e do artesanato local.

O lançamento da obra, intitulada “O Sol é Lindeiro”, acontece no dia 8, às 19 horas, no auditório Cesar Lattes, que fica dentro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento, de apresentação da publicação, pretende reunir os mais de 80 artesãos que ajudaram a compor as 180 páginas, além da imprensa regional, equipe técnica, representantes de entidades ligadas à cultura e demais parceiros e artesãos envolvidos com o Ñandeva - Programa Trinacional de Artesanato.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Ana Lúcia de Sousa, a publicação é o resultado de uma das etapas do Programa, a realização das Oficinas Criativas nas cidades de Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu e Pato Bragado. “Nas oficinas, os artesãos da cidade, acompanhados por uma profissional de design, eram instigados a resgatar a história local e criar peças específicas, com características do município”, explica a consultora.

“As descobertas, nos momentos da oficina, foram incríveis. Com isso, os artesãos passaram a criar peças que representam a cidade onde moram, com uma identidade única, repleta de história e cultura. Dessa maneira, quando o turista adquire uma peça dessas cidades, que participam do Ñandeva, levam para casa não só um artefato feito à mão, mas algo que conta a história local, uma vez que o artesão incorporou sua própria cultura nas peças”, enfatiza Ana Lúcia de Sousa.

O livro “O Sol é Lindeiro”, complementa a consultora do Sebrae/PR, retrata os processos dessas oficinas criativas, as descobertas históricas dos artesãos e as imagens do produto final, das peças feitas a partir do resgate cultural dos municípios. “O livro fecha um ciclo, de aprendizado e conquista. E, principalmente, registra a metodologia e serve de exemplo para que outros municípios possam aplicar as mesmas técnicas para o artesanato, nacional ou internacionalmente.”

Tecnologia social

A gerente do Centro de Tecnologias Sociais para o Mercosul e ex-coordenadora do Programa Ñandeva Ana Cristina Nóbrega acrescenta que as oficinas criativas duraram cerca de um ano e meio, com aproximadamente 80 horas de trabalhos em cada um dos municípios representados no livro. “Quando falamos na costa-oeste do Paraná, imaginamos uma região única, mas a ideia foi justamente resgatar e dar visibilidade às características que diferenciam um município do outro”, comenta.

No livro, destaca Ana Cristina Nóbrega, está contida a identidade de oito municípios, mas a metodologia está disponível para ser compartilhada e reaplicada em outras cidades ou em outros estados. “Esse foi um projeto-piloto, experimental e que já rendeu muitos frutos. Percebemos que, junto com a produção artesanal, vem uma importante opção de geração de renda e, principalmente, o fortalecimento da autoestima, com um sentimento de pertencer ao lugar, com o que é legítimo. Ao falar da trajetória do artesanato em cada cidade, o livro faz ainda menção a alguns artesãos de destaque, que pela sua produção significativa para o município, possuem um reconhecimento regional”, relata Ana Cristina.

Com base nas dinâmicas das oficinas criativas, o Programa Ñandeva foi inscrito no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e reconhecido, em 2011, como um dos três programas certificados da região sul do Brasil. Assim, com metodologia certificada com o selo de Tecnologia Social pela Fundação, pode ser repassada para todo o Brasil. No total, 1.116 projetos concorreram ao Prêmio nacionalmente.

“Para a região, o livro demonstra o que foi realizado nas cidades, a iconografia, a identidade cultural de cada uma delas. É a documentação do trabalho dos artesãos e o reconhecimento de seus trabalhos. Já a premiação mostra o quanto os esforços foram e serão importantes”, assinala a coordenadora do Programa Ñandeva no Brasil, Sandra Finkler.

“Pequenas sementes foram plantadas para que novas ações surjam e deem continuidade ao trabalho”, projeta Sandra Finkler ao afirmar que, nos próximos meses, o livro também terá versão online, no site do Ñandeva (www.nandeva.org), para livre consulta de toda a comunidade.

Encontro

O lançamento oficial do livro, reforça Ana Lúcia de Sousa, do Sebrae/PR, faz parte da programação do IX Encontro Trinacional de Artesanato Ñandeva, realizado até três vezes por ano, cada vez em um dos países que compõem o Programa. “Esse será o primeiro encontro de 2012, marcado para os dias 8 a 10 de março. Na programação, além do lançamento do livro, estão palestras e oficinas integradas e visitas técnicas na cidade-sede, no caso, Foz do Iguaçu”, salienta.

Como o Ñandeva tem abrangência trinacional, diz a consultora, a ideia é integrar atividades que possam ser utilizadas pelos três países, sem mexer, neste momento, com as particularidades. “Outro objetivo dos encontros coletivos é fazer com que os artesãos conheçam as cidades que fazem parte do Programa. Em Foz, visitarão o Parque Itaipu, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico, por exemplo. É importante que se reconheçam tanto como grupo, quando em suas características distintas”, aborda.

O IX Encontro Trinacional de Artesanato Ñandeva inicia no próximo dia 8, com abertura oficial seguida do lançamento do livro “O Sol é Lindeiro”, assinatura do acordo de resultados de 2012 e coquetel. Na sexta-feira, dia 9, os artesãos passarão o dia em atividades, oficinas e palestras no PTI e, no sábado, pela manhã, farão os passeios para conhecer alguns dos atrativos de Foz do Iguaçu. A programação termina com almoço de integração e entrega de certificados.

Gestores

O Conselho Gestor do Programa Ñandeva é formado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil (FPTI BR); Sebrae/PR; Fundacion Artesanias Misioneras (FAM), entidade gestora do Programa na Argentina; Universidad Nacional de Misiones (UNaM); Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, entidade gestora no Brasil; Centro de Cultura e Tecnologia para o Artesanato (CCTA); Fundação Parque Tecnologico Itaipu Paraguai (PTI PY), entidade gestora no Paraguai; e Instituto Paraguayo de Artesanía (IPA).

Fonte:.Brandpress