Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 16 de março de 2012

FIQUE COM DEUS PROFESSOR AZIZ - A AMAZÔNIA EM LUTO!



por Ronaldo Kotscho

Morre Aziz Ab'Sáber, decano da geografia física no Brasil
DE SÃO PAULO

O professor Aziz Nacib Ab'Sáber, pesquisador da USP e um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira, às 10h20, em São Paulo. Ele tinha 87 anos.

A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Sáber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro.
Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab'Sáber morreu em casa. A causa da morte ainda não foi identificada. Não há, por enquanto, informações sobre o velório do geógrafo.

Ab'Sáber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outubro de 1924. Seu pai era libanês.

Ao ler esta notícia no site da Folha de São Paulo, me veio algumas imagens na minha memória
e percebi o quanto vai fazer falta esse meu amigo, para os brasileiros em geral e para os povos da Amazônia.
Fiz algumas matérias com o Professor Aziz e tive a satisfação de ver publicadas muitas fotos no seu livro sobre a Amazônia.
Navegamos juntos por todo o Rio Amazonas e ele ia comentando sobre tudo que aparecia na nossa frente. Conhecia todas as plantas, toda a fauna e principalmente a carência que o povo ribeirinho tinha.
Fez parte da campanha do Lula e participou da Caravana das Águas, e fui testemunha de suas palestras para o futuro presidente.
Depois da eleição ganha, todas as suas brilhantes ideias foram abandonadas e a turma do presidente não ouvia mais as suas analises. Diziam que estava velho demais...
Triste Brasil que não respeita as suas inteligências...
Fique com Deus, brilhante amigo. O céu vai ficar mais bonito!