Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estado de Roraima vai receber cidade Modelo do projeto eco cidade

Nayelen Carvalho
Governador José de Anchieta Júnior (PSDB) e o astronauta Marcos Pontes, responsável pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), assinaram na quinta-feira (1º/03), um termo de cooperação para o Projeto Ecocidade em Roraima, uma iniciativa da Unido.
O projeto tem como objetivo transformar Boa Vista em uma cidade modelo para o Brasil, onde seus habitantes poderão contar com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. O ideal é proporcionar significativas melhoras nos setores de energia, distribuição de água potável, saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente, produção, geração de emprego e outros.
Para Anchieta, o projeto deve seguir em ritmo acelerado para que em julho, deste ano, na realização do encontro Rio 2020 sobre o meio ambiente, o estado se apresente como uma referência na área de desenvolvimento sustentável. Para isso, o governador vai buscar a parceria do governo federal, Ministério das Cidades e consolidar participação no Projeto Minha Casa Minha Vida, proporcionando áreas para a construção de moradias.
O plano de fazer uma cidade modelo é uma realidade positiva no mundo. Já existe na cidade de Masdar, em Abu Dabi, em Tianjin, na China, em Songdo, na Coréia do Sul e em Plan It Valley, Portugal. O diferencial é que em Roraima poderá ser chamada de Ecoestado, já que a cidade de Boa Vista será tomada como base, estendendo o desenvolvimento para as demais cidades do interior.