Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Aderir a Hora do Planeta é dizer sim a sustentabilidade


Foto: Ronaldo Kotscho
O Comitê de Sustentabilidade se mobiliza para convencer mais gente a apagar as luzes no dia 31 de março e mostrar assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas

“Falar é fácil, fazer mais ainda. Basta apagar as luzes”. Com esse slogan o Comitê de Sustentabilidade (formado pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba, APP, Canal da Gente, OAB, CDL, Eco Instituto, Opa, Iamar, Serifa Comunicação, Sindicato Rural, Sustentare e N Ideias) realiza, com apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia e outras entidades, pela terceira vez consecutiva a Hora do Planeta, uma campanha que visa incentivar empresas, comunidades e indivíduos a refletirem sobre o futuro do planeta Terra. Este ano, a ação vai acontecer no dia 31 de março, entre 20h30 e 21h30.

A cada ano, mais e mais pessoas ingressam nessa iniciativa. Em Uberlândia, são 13 parceiros. Para se ter ideia da dimensão dessa campanha, só na primeira edição global conhecida como Earth Hour, realizada pela Rede WWF, cerca de dois milhões de pessoas apagaram as luzes, em 2007. Esse número superou a marca dos milhões, em 2008, quando mais de 50 milhões de pessoas no mundo aderiram à ação. Em 2009, quase um bilhão de pessoas no planeta desligaram as luzes.

Se até monumentos como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas, por exemplo, ficaram no escuro durante 60 minutos, dando exemplo de sustentabilidade, o que o impede de aderir à campanha? Este é o incentivo da Fiemg a todas as empresas, comunidades e indivíduos, enfim, a sociedade como um todo. O ano passado, os envolvidos na campanha conseguiram reunir mais de duas mil pessoas na praça Clarimundo Carneiro com a realização de shows acústicos a luz , e promoveram vários apagões em residências que puderam ser vistos no vôo de helicóptero realizado pela cidade. A consciência sustentável chegou também a repartições públicas e privadas. O INSS, o Hotel Presidente, Oficina Cultural, Museu, Coreto, Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, abraçaram a causa e apagaram as luzes.

No próximo dia 31 de março, o Comitê de Sustentabilidade, formado pelas entidades e empresas que desde o ano passado tem atuado em várias ações ambientais e sociais no município volta com a Hora do Planeta para mostrar que é preciso mobilizar ações em prol do meio ambiente, da vida e do planeta Terra. Além de incentivar o apagão, está previsto a apresentação do Grupo de Violeiros, na Praça Clarimundo Carneiro, à luz de velas. “Espero que todos adotem essa causa e que as pessoas divulguem essa ideia entre a família, amigos, funcionários, professores e alunos. É uma maneira consciente de dizer sim à sustentabilidade”, afirma Pedro Lacerda, presidente do Fiemg Regional Vale do Paranaíba e Eco Instituto.

Fonte: Brandpress