Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 15 de março de 2012

7º Congresso GIFE discute soluções para cidades mais sustentáveis

O 7º Congresso GIFE, que será realizado entre os dias 26 e 30 de março, em São Paulo, no hotel Sheraton, apresenta às cerca de 1000 lideranças nacionais e internacionais participantes uma completa programação sob o tema “Novas Fronteiras do Investimento Social”, para análise e discussão sobre o investimento social no Brasil. Todas as atividades serão lideradas por grandes ícones do setor, tais como Ignacy Sachs, École des hautes études en sciences sociales (Paris), Ana Mercedes Botero, da Fundação Corona Colômbia y Bogotá Cómo Vamos, e Claudia Bustamante – Nueva Región Cómo Vamos (Chile).

Confira, abaixo, a programação específica sobre Cidades Sustentáveis.

Data: 29/03 (quinta-feira)
Horário: 9h – 13h
O papel do investimento social na construção de cidades sustentáveis
Discutir a importância das cidades como o espaço responsável por prover qualidade de vida ao cidadão e a sustentabilidade do planeta. Conhecer e reconhecer novas e tradicionais formas de exercer a cidadania a partir da incidência e do controle das políticas públicas e identificar oportunidades para o investimento social maximizar seus resultados quando orientado para as questões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais no âmbito das cidades. A sessão será organizada em dois momentos: (1) situar o debate a partir de experiências práticas, apresentando reflexões conceituais acerca do tema; e (2) promover o engajamento político da sociedade civil e do setor empresarial em movimentos por cidades sustentáveis.
Palestrantes:
Parte I – 9h – 11h:
Ignacy Sachs - École des hautes études en sciences sociales (Paris)
Eduardo “Ted” Lago – Nossa São Luiz
Mauricio Broinizi – Nossa São Paulo

Parte II – 11h30 – 13h:
Alejandro Andrés Toscano – IBM (Argentina)
Ana Mercedes Botero – Fundação Corona y Cómo Vamos (Colômbia)
Claudia Bustamante – Nueva Región Cómo Vamos (Chile)
Marcus Fuchs – Avina [mediador]

* Haverá tradução simultânea português-espanhol nesta sessão.

Data: 27/03 (terça-feira)
Horário: 14h – 18h
Local: Sala Matisse

Mudanças Climáticas e Meio Ambiente Urbano – Desafios e Oportunidades - ATIVIDADE PARALELA
Organização responsável: ClimateWorks Foundation (CWF) – Iniciativa Clima América Latina (ICAL)

O tema mudanças climáticas associado à vida urbana é algo novo do ponto de vista de uma abordagem conceitual, embora há tempos já faça parte das nossas vidas. É comum vermos o tema mudanças climáticas relacionado a florestas (desmatamento ou reflorestamento). Considerando o fato que hoje em dia somos uma espécie muito mais urbana do que rural – especialmente no Brasil onde 85% da população vive nas cidades, urge a necessidade de buscarmos práticas mais sustentáveis e uma melhor qualidade de vida nos centros urbanos e, em última instância, pensando em soluções quanto a questão do clima.

Temas para discussão: Tendo como referência para discussão o contexto acima apresentado, este evento tratará dos seguintes assuntos:

Política Climática: (a) o contexto global; (b) o que o Brasil tem feito – mudanças climáticas “como um todo” (florestas e meio urbano); e (c) desafios futuros para o Brasil.
Transportes: (a) como pensar e reorientar o sistema de transportes das cidades favorecendo seus habitantes e o clima do planeta; (b) como uma nova visão de planejamento urbano pode influenciar uma cidade a repensar sua conduta e buscar por soluções mais saudáveis, agradáveis e sustentáveis?; (c) como algumas cidades estão encaminhando este assunto de forma ousada, mas viável?
Resíduos Sólidos: (a) resíduos sólidos e a nova política nacional; e (b) o que está sendo feito e o que precisa ser feito para tratar estes temas de forma responsável e saudável?

Evento aberto e gratuito. Inscrição por e-mail, com nome completo, instituição e endereço eletrônico, no endereço georgia.pessoa@climateworks.org com o assunto “Inscrição GIFE”.


Sobre o Congresso GIFE:
O Congresso GIFE é o principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. O evento reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, proporcionando um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências entre os diversos atores envolvidos em ações sociais, culturais e ambientais.

As edições passadas aconteceram no Rio de Janeiro (2010), Salvador (2008), Curitiba (2006), São Paulo (2004), Fortaleza (2002) e Vitória (2000), enfatizando a perspectiva nacional do evento.

A escolha dos temas dos congressos sempre foi baseada na missão do GIFE, “de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil”, mas também no contexto tanto do país quanto do cenário do ISP, pois como um importante palco de discussões e reflexões, o congresso antecipa tendências e rumos dos investimentos.

A rede GIFE facilita a presença constante de palestrantes e participantes internacionais, o que amplia ainda mais o intercâmbio de informações e referências entre práticas de ISP entre país.
A sétima edição do Congresso GIFE, em 2012, tem patrocínio master da Fundação Bradesco, Fundação Roberto Marinho, Fundação Vale e da Petrobrás.

7º Congresso GIFE
Quando: 26 a 30 de março de 2012
Onde: Hotel Sheraton – Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo - São Paulo
Inscrições e informações: www.congressogife.org.br