Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SEJA UM BRIGADISTA PARA SALVAR AS FLORESTAS


Todos os anos o Instituto Chico Mendes divulga amplamente seus processos de seleção para a formação das Brigadas de Combate e Prevenção a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação.

Os futuros brigadistas deverão ter suas fichas cadastrais aprovadas para, somente então, ingressar no curso de formação, que terá aspectos teóricos e práticos como pontos fundamentais da avaliação final.

A partir da inscrição, os candidatos serão comunicados das respectivas datas e horários da pré-seleção oportunamente com prazo mínimo de 48h antes da sua realização.

Somente será aceita a inscrição, se o candidato tiver entre 18 (dezoito) e 55 (cinquenta e cinco) anos; residir, preferencialmente, nas proximidades da Unidade de Conservação que abriu a seleção. apresentar no ato da inscrição toda a documentação exigida pela UC e não exercer cargo/função/emprego público ou privado; inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos.

O curso constitui-se de um número específico de vagas para brigadistas e chefes de esquadrão, considerando a realidade de cada Unidade de Conservação que abre a seleção. O processo de seleção dos candidatos é realizado em duas etapas:
· Pré-seleção: avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas. Os inscritos serão submetidos à pré-seleção, e apenas os aprovados poderão participar do curso.
· Curso: Será realizado um curso de 40h para os pretendentes a vaga de chefe de esquadrão e brigadista, o qual determinará a classificação final dos participantes. O curso é gratuito.


EXIGÊNCIAS:

Preencher Ficha de Inscrição na Unidade de Conservação
Apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- Cartão de Identificação do Contribuinte – CPF (original e cópia)
- Atestado Médico (original, validade = 30 dias)
- Comprovante de Residência (Conta de água ou luz ou telefone etc.) (original e cópia)
- Tipo Sanguíneo e Fator RH (original).
- Cópia da CNH no mínimo categoria B - Apenas para a vaga de chefe de esquadrão, os candidatos deverão, preferencialmente, ter experiência comprovada na prevenção e combate a incêndios florestais.

Os candidatos classificados para participarem do curso deverão apresentar os seguintes documentos no primeiro dia de aula do curso:
- Certidão de Nascimento dos Filhos Menores (de 0 a 07 anos incompletos) (cópia)
- Comprovante de Escolaridade (ou Declaração que sabe ler e escrever) (cópia)
- Dados Bancários do candidato - Cópia do Cartão Bancário ou documento de abertura de conta.


PRÉ-SELEÇÃO:

· Esta fase é composta de: Avaliação de documentos, Exame Médico, Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).
· Exame Médico (eliminatório) – Os candidatos deverão apresentar atestado de saúde comprovando que se encontram aptos a participarem do processo de seleção (perfeitas condições físicas e mentais).
· TAF - Teste da caminhada com bomba costal, com o objetivo de avaliar a resistência muscular, resistência aeróbica e capacidade cárdio-respiratória dos candidatos. Distância percorrida deve ser de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 20 (vinte) quilos. O avaliador cronometrará o teste e anotará o tempo de chegada de cada candidato. O prazo máximo é de 25 (vinte e cinco) minutos, andando. Esse teste tem caráter eliminatório e classificatório.
· THUFA - Teste da Enxada, com o objetivo de avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas. O candidato deverá capinar e rastelar uma área de 03 (três) por 05 (cinco) metros, em um prazo de, no máximo, 20 (vinte) minutos. Serão avaliados a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material apresentados pelos avaliadores. Esse teste tem caráter eliminatório e classificatório.

Importante:
- O candidato será eliminado na pré-seleção quando: não apresentar atestado médico comprovando estar apto a suportar esforço físico; faltar a qualquer das provas constantes do processo seletivo, por quaisquer motivos; não alcançar os resultados mínimos em qualquer fase.
- A Unidade de Conservação pode adicionar uma etapa na pré-seleção (entrevista) de caráter classificatório para ambos os cargos.
- Serão convocados para participar do Curso de Formação de Brigadas e Chefes de Esquadrão para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais os candidatos que obtiverem melhor classificação na pré-seleção.

Processo de Avaliação e Classificação dos Alunos durante o Curso:
- É obrigatória a presença do aluno em 100% das aulas teóricas e práticas

Brigadistas:
1) Os critérios de avaliação:
a. Atitude nas aulas práticas (6,0 pontos):
b. Manuseio de ferramentas e equipamentos (2,0 pontos);
c. Manutenção de ferramentas e equipamentos (2,0 pontos);
d. Desempenho na aula prática de combate terrestre (2,0 pontos);
2) Comportamento e atitude em relação ao grupo (2,0 pontos);
3) Conhecimentos teóricos (2,0 pontos).

Chefe de esquadrão:
a.2) Os critérios de avaliação:
1. Atitude nas aulas práticas (6,0 pontos):
a. Manuseio de ferramentas e equipamentos (1,0 pontos);
b. Manuseio e manutenção de ferramentas e equipamentos (1,0 pontos);
c. Desempenho na coordenação das ações da brigada no combate terrestre (3,0 pontos);
2. Comportamento e atitude em relação ao grupo (3,0 pontos);
3. Conhecimentos teóricos (2,0 pontos).

Observação: Os conhecimentos teóricos dos alunos poderão ser avaliados através da aplicação de prova escrita individual, prova escrita em grupo, ou prova oral individual, a critério dos instrutores.

Critérios de Desempate: Proximidade da residência do candidato em relação à Unidade de Conservação, ter maior grau de escolaridade; ter os melhores resultados na pré-seleção.

Divulgação do Resultado: Conforme certame divulgado.

Aprovação: Serão considerados aprovados os alunos que receberem nota final igual ou superior a 6.0 (seis) pontos. Somente os alunos aprovados receberão o certificado emitido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio.

Contratação: Os candidatos aprovados no curso serão classificados conforme maior nota. A contratação obedecerá a ordem de classificação no curso. O candidato que não apresentar toda a documentação necessária para a contratação será automaticamente excluído do processo, dando lugar ao seguinte na lista de classificação do curso.

Salários
Chefe de esquadrão: 1,5 Salário Mínimo + benefícios
Brigadista: 1 Salário Mínimo + benefícios

Manual para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate a Incendios Florestais

Confira a relação de Unidades de Conservação federais com Brigada de Incêndio, clicando aqui: http://www.icmbio.gov.br/portal/servicos/seja-um-brigadista/1828