Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Praia do Sossego, em Niterói, recebe projeto de reflorestamento

O Monumento Natural do Sossego, na Praia do Sossego, em Camboinhas, recebeu o reflorestamento de uma área de cinco mil metros quadrados. Foram plantadas duas mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, sob orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentro de um planejamento estratégico desta Secretaria.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Niterói, Eurico Toledo, este projeto irá proporcionar a recuperação do ecossistema local, reconhecido como Monumento Natural desde 2002 por meio de decreto municipal.

"A Praia do Sossego estava degradada por erosões, incêndios criminosos e ocupação desordenada. O reflorestamento trará melhorias nos aspectos paisagísticos, estruturais e ecológicos, além da contenção de encostas", explica.

Rafael Pereira, da empresa Ecologic - uma das responsáveis pelo projeto – acredita que o reflorestamento irá atingir o seu ápice a partir de 2013, quando as mudas atingirem o crescimento desejado. "Foi feito um estudo para reflorestamos a praia apenas com plantas nativas da região, preservando a mata nativa do local", explica. Ele ainda diz que o maior desafio durante o desenvolvimento do projeto foi a dificuldade de acesso às encostas de Camboinhas. "É um lugar íngreme e alto. Mas no final, a vista compensa tudo".

A iniciativa faz parte do projeto de revitalização do local e contou com o apoio da Odebrecht Realizações e da Performance Empreendimentos Imobiliários - empresas que constroem em Niterói o residencial Murano, na Praia de Icaraí.