Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIVULGADA LISTA DAS AVES QUE HABITAM A FLONA DO JAMARI


POR: Thaís Alves

Acaba de ser divulgado a listagem preliminar da avifauna (aves) que habita o interior e entorno da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em Rondônia. O inventário, coordenado pela mestranda da Universidade Federal do Acre, Daniella Pereira Fagundes França, mostra que na localidade são encontradas espécies importantes sob o ponto de vista da conservação e endemismo no bioma Amazônia como, por exemplo, o gavião-real (Harpia harpyja).

Criada em 1984 com área estimada em 222.000 hectares, a Flona do Jamari abriga uma importante biodiversidade de fauna na região e é considerada uma das três áreas mais importantes para conservação de aves no estado. A listagem preliminar das aves de bordas de mata e áreas degradadas tem o objetivo de contribuir para o Plano de Manejo da unidade de conservação e, ainda, servir de estímulo a novos inventários na floresta.

Segundo Marco Antônio de Freitas, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que participou dos estudos, o levantamento pode ser visto como fonte de informação para compreender a riqueza da região, o grau de endemismo regional e detectar a presença de espécies estenóicas (que vivem em ambientes conservados e que dependem deste tipo de habitat protegido para viver) e suas exigências quanto à qualidade e estrutura dos habitats, além de espécies cinegéticas (utilizadas na alimentação, ornamentação e ameaçadas de extinção).

O inventário foi efetuado em duas campanhas. A primeira no período de 2 a 8 de setembro de 2005 e contou com a captura de aves através de redes de neblina além de pontos de observação. A segunda foi realizada entre os dias 3 e 7 de setembro de 2010. Neste caso, a metodologia utilizada foi a observação direta das aves por meio de binóculos e registros fotográficos e, ainda, vocalização típica.

No primeiro inventário realizado em 2005 foi constatado uma diversidade de 145 espécies de aves registradas em uma área e foram amostrados ambientes florestais, mas sob influência dos efeitos de borda da mineração de estanho que opera na Flona desde o início da década de 80. No último inventário a listagem subiu para 163 espécies, 17 espécies a mais que o inventário anterior, mesmo o trabalho sendo enfocado mais nas aves de borda e áreas degradadas da área de mineração.

O inventário de aves mais próximo da Flona já realizado registrou 220 espécies de aves para a região da Usina Hidroelétrica de Samuel localizada mais ao norte da Flona. As espécies encontradas na área de borda, trechos de matas e áreas degradadas do entorno da mineração podem ser caracterizadas pela vulnerabilidade ao tráfico de animais, aves de importância cinegética, endemismo do oeste da Amazônia ou por exigir ambientes mais conservados.

SERVIÇO:

O artigo com a listagem encontra-se disponível na Revista Atualidades Ornitológicas On-line n° 164, sendo disponibilizado no site www.ao.com.br.

Comunicação ICMBio