Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CONCESSÃO DE SERVIÇOS DO COMPLEXO DAS PAINEIRAS REVITALIZA PARQUE DA TIJUCA

Carlos Loscar
loscar.pnt@gmail.com
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou nesta quarta (15) a licitação para concessão do Complexo das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. O projeto prevê investimentos de R$ 40 milhões em melhorias na estrutura e operação do parque, que abriga o Cristo Redentor e é o mais visitado do País.

O consórcio vencedor é formado pelas empresas Beltour (atual permissionária do serviço de vans no parque), Esfeco (arrendatária do Trem do Corcovado) e Cataratas S.A. (concessionária que opera serviços semelhantes no Parque Nacional do Iguaçu). O grupo vai explorar o controle de acesso ao Corcovado, transporte rodoviário, estacionamento de veículos, alimentação, lojas de conveniência, centro de visitação e eventos.

Já o ICMBio, que administra a unidade de conservação federal, será responsável por planejar e estabelecer as normas de visitação, monitorar a qualidade ambiental da área e fiscalizar o cumprimento do contrato, em conjunto com os órgãos que compõem o acordo de gestão compartilhada do parque (Prefeitura, Estado, SPU e Mitra Episcopal).

NOVAS ESTRUTURAS – A revitalização do histórico prédio do Hotel das Paineiras e as novas estruturas e serviços deverão garantir ao visitante maior conforto e informações sobre o Parque Nacional da Tijuca. A estrutura de apoio ao visitante ficará concentrada no prédio do hotel, com restaurante panorâmico, diversos cafés e lojas de lembranças, além de espaços para eventos.

A concessionária deverá realizar investimentos estimados em R$ 40 milhões, ficando com 17,5% da arrecadação de ingressos. O ICMBio terá participação em toda a receita de restaurantes, cafés e lojas.

O consórcio iniciará a operação imediatamente e terá prazo de 180 dias para apresentação de projetos detalhados dos serviços e 18 meses para execução das obras. A previsão é que em fevereiro de 2014, um pouco antes da Copa, todos os serviços estejam em operação.

Entre as melhorias previstas, está a ampliação da capacidade dos estacionamentos para quase 400 vagas e a construção de uma plataforma de embarque e desembarque nas Paineiras, propiciando mais conforto ao visitante. O projeto a ser executado foi escolhido em concurso publico e aprovado pelo Iphan, minimizando o impacto visual da estrutura.

VANTAGENS – O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destaca as vantagens do novo modelo, “As novas instalações permitirão que mais pessoas visitem o monumento do Cristo Redentor com mais conforto. Será implantado também sistema de reservas com horários pré-determinados, evitando a lotação excessiva do monumento”.

O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação mais visitada do país. Só em 2011 registrou mais de 2,2 milhões de visitantes.