Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pesquisa apresentada nos EUA explora a megacidade paulista e sua maior favela

Estudo “Indicadores de Sustentabilidade Urbana”, coordenado pelo professor Carlos Leite, inclui laboratório voltado para Heliópolis

São Paulo se reinventa rapidamente, extrapolando o desenvolvimento urbano formal quando observado o contexto informal de suas grandes favelas, por exemplo. Esse cenário de transformações e a discussão em torno da sustentabilidade da maior megacidade brasileira são abordados na pesquisa “Indicadores de Sustentabilidade Urbana”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a liderança do professor Carlos Leite.

O docente apresentou o trabalho em turnê pelos Estados Unidos no último mês de dezembro. Foram quatro palestras: Columbia University, City University of New York, New York University e Parsons the New School, todas em Nova Iorque. A pesquisa contempla dois laboratórios: de Observação de Sustentabilidade Urbana e de Co-criação de Soluções Urbanísticas em Territórios Informais, este aplicado em Heliópolis, maior favela paulistana.

O primeiro laboratório sinaliza parâmetros para São Paulo, que passa por um processo de reciclagem contínua do território, por meio do levantamento de 176 indicadores de sustentabilidade urbana, agrupados em 9 temas, 34 subtemas e 85 grupos. Os temas foram: infraestrutura e construção sustentável; governança; mobilidade; habitação; oportunidades; planejamento e gestão da terra; serviços e equipamentos; questões ambientais; e segurança urbana e inclusão social.

Já o segundo, em parceria com a Academia de Arquitetura de Amsterdã (Holanda) e a Parsons Nova Escola de Design de Nova Iorque (EUA), além do apoio da Secretaria Municipal de Habitação e de associações comunitárias de Heliópolis, está voltado para uma região de cerca de 100 mil habitantes. A iniciativa trabalha ideias para a melhora urbanística e de qualidade de vida da favela a partir de dentro, propondo que os moradores sejam criativos co-criadores de ações e mudanças após identificarem potencialidades e oportunidades. Visa, com isso, criar um espaço público que reforce as interações sociais locais sem que seja preciso remover pessoas dali.

Docente na graduação e na pós do Mackenzie, Carlos Leite, pós-doutor pela California Polytechnic State University (Estados Unidos), lançará em breve o livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”, pela editora Bookman.

Fonte: Brandpress