Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MONUMENTO NATURAL DAS ILHAS CAGARRAS RECEBE SINALIZAÇÃO


Brasília (30/01/2012) - O Monumento Natural das Ilhas Cagarras, localizado no litoral do Rio de Janeiro, ganhou na última semana sinalização institucional. A placa colocada no paredão de pedra da Ilha Comprida, marca a criação da unidade de conservação (UC), e levou em consideração a possibilidade de visualização e leitura dos visitantes que têm na Ilha Comprida seu principal ponto de parada para mergulho e contemplação da beleza cênica que as ilhas proporcionam.

Com a proximidade de grandes eventos que serão realizados na cidade carioca, a tendência é que o turismo na região aumente. Diante deste cenário a sinalização no local tem importância significativa e atingirá públicos que vão além do turista como, por exemplo, pescadores e praticantes de esportes de aventura.

Para a chefe do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, Fabiana Bicudo, sem o apoio dos conselheiros Luiz Augusto Correia, do Clube Marimbás e Flávio Carneiro, da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, esta ação não teria sido possível. O conselheiro Luiz Augusto acrescenta que a instalação da placa é um ato simbólico, uma vez que todas as colônias de pesca, clubes náuticos, operadoras de turismo, praticantes de mergulho e demais frequentadores usuais estão representados no conselho da unidade e, portanto, cientes que a área é uma unidade de conservação de proteção integral.

No final de 2010, a equipe de gestão do Monumento Natural, em parceria com a ONG Mar Adentro, que também integra o conselho da UC, colaborou no trabalho de elaboração e instalação de outra placa informativa colocada pelo Instituto E-brigade, no Posto 9, na Praia de Ipanema, em frente ao Monumento Natural.

Para este ano existe a previsão de realização de novas atividades de divulgação do Monumento Natural que pretende chamar atenção não apenas para a importância da criação da UC, mas também para a conservação dos ecossistemas marinhos.

Comunicação ICMBio