Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diálogos Sociais: Rumo à Rio +20 destaca importância da sociedade civil para segurança alimentar

Na próxima terça-feira (24), acontece em Porto Alegre o Diálogos Sociais: Rumo à Rio +20 – A importância da sociedade civil para a segurança alimentar e nutricional. O evento é uma das ações do Fórum Social Mundial 2012 e resultado da parceria entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
O evento contará com a palestra do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano.
Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20 faz parte de uma série de eventos que acontecerão de janeiro a junho de 2012. Nesta edição gaúcha, que conta com o apoio do Consea nacional e do Rio Grande do Sul e da FAO, busca mobilizar a sociedade civil para a promoção de política de Segurança Alimentar e Nutricional, voltada para inserção social e garantia de acesso a alimentos em quantidade e qualidade para todas as populações, um dos desafios no novo modelo de desenvolvimento sustentável.
O tema segurança alimentar e nutricional está entre as questões prioritárias no primeiro rascunho do documento da Conferência Rio+20, divulgado pela ONU no dia 10 de janeiro, que reúne contribuições de diversos países e vai nortear as discussões durante a Conferência, em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável está em debate no CDES desde 2010 com o objetivo de subsidiar a participação brasileira na Conferência Rio+20. Após a realização de reuniões nacionais e de cooperação internacional, que articularam várias instituições e reuniram conselhos e instituições similares, foi elaborado o documento Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável, subscrito pelo Conselho e outras 72 organizações da sociedade civil, incluindo organizações sociais, ambientais, acadêmicas, empresariais e de trabalhadores. As ideias pactuadas no Acordo estão sendo apresentadas em uma série de eventos pelo Brasil e as discussões continuarão, abordando outros temas transversais, nos Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20.

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República