Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Jogos dos Povos Indígenas terão participação recorde de 38 etnias brasileiras




por Carla Belizária


Foto: Francisco Medeiros

A participação recorde de 38 etnias indígenas brasileiras na 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas foi confirmada pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. A superação dos 35 grupos étnicos registrados na nona edição, em 2007, nas cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco, é atribuído às presenças inéditas de três delegações de guerreiros representadas pelos povos Apinagé, de Tocantins, Mamaindê e Kamayura, ambos do Mato Grosso. No total, mais de 1.300 índios participarão dos Jogos na Ilha Real, em Porto Nacional (TO), de 5 a 12 de novembro.

Desde a primeira edição, realizada em 1996, em Goiânia, reunindo 400 indígenas, algumas etnias participam de forma pouco significativa. Em alguns casos, apenas como observadores, em outros, como palestrantes. Era o que acontecia com os Apinagé, Mamaindê e Kamayura, que desta vez mostram sua força enquanto delegação, com a representatividade de 40 guerreiros atletas cada.

De acordo com Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal, a participação de integrantes de etnias como avulsos, ou seja, com a representação de apenas um índio ou de poucos integrantes, é um fato que ainda se repete. Terena explica que neste ano, por iniciativa própria, oito etnias do Amazonas participarão dos Jogos Indígenas nesse formato de representatividade.

“Os povos Tikuna, Satere Mawê, Kambeba, Apurinã, Tucano, Kokama, Tariano e Mundurucu estarão presentes. Apesar de o guerreiro participar sozinho ou integrar uma delegação com poucos componentes, os atletas vão mostrar seu talento para o esporte nas modalidades de arco e flecha, natação, cabo de força, canoagem, zarabatana, corrida e arremesso de lança”, informa Terena.

A chegada das primeiras delegações à Ilha Real está prevista para 4 de novembro. Na mesma data, às 17h30, haverá a cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena, que culminará com o por do sol.

Confira a página especial dos Jogos dos Povos Indígenas


Ascom

Acompanhe também o nosso site www.vidabuena.com.br e o nosso Twitter @vidabuenasite