Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gato do mato e veado são fotografados em área adotada em Santa Catarina



Registro comprova a conservação da biodiversidade na propriedade

Um gato-do-mato-pequeno e um veado foram flagrados, em uma propriedade em Urubici, Santa Catarina. Os registros foram feitos nos dias 30 (19h24) e 31 (1h38) de julho, respectivamente, mas as imagens só foram vistas recentemente. A propriedade Portal Água Branca, área em que os animais foram fotografados, há quatro meses faz parte do Programa Desmatamento Evitado (PDE) da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

A câmera oculta foi comprada com a verba disponibilizada pelo PDE, que nesse caso é apoiado pela HSBC Seguros. “Logo que adquirimos o equipamento, dois dias depois já tivemos a surpresa de ter o gato do mato fotografado a 150 metros da sede, bem pertinho, em uma área fechada com araucárias e entre a beira de um rio e paredões”, conta Elias Rodrigues Antônio, proprietário do Portal Água Branca.

Elias afirma que antes da foto não tinha conhecimento de que havia um gato do mato circulando em sua propriedade. “Veado, tatu, macaco bugio, macaco prego e vários tipos de aves eu sabia que tinha porque já vi. Inclusive, sei que tem um puma aqui também, isso eu descobri por relatos de moradores do entorno e por resquícios de alimento vistos na propriedade (carcaça de tatu). O gato do mato foi uma surpresa e agora eu quero filmar o animal, já coloquei até uma vara de bambu de 1 metro de comprimento em frente à câmera para ter uma dimensão do tamanho dele”, diz.

O gato-do-mato-pequeno encontra-se em status vulnerável no país, segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado do Paraná. De acordo com Denilson Cardoso, coordenador do PDE, essa aparição é importante porque o gato-do-mato-pequeno não é uma espécie comum de ser encontrada. “Isso demonstra que a conservação das áreas pode nos trazer inúmeras surpresas e que a ação de proteção que estamos fazendo é significativa, maior do que conseguimos ver de imediato. Propriedades como essa poderiam servir de grande sitio de pesquisa para universidades”, ressalta.

Considerado o menor dos felinos brasileiros, seu peso, quando adulto, fica entre dois e três quilos. É noturno, aparentemente solitário, com hábitos terrestres e bastante agilidade. O animal alimenta-se de pequenos mamíferos, pássaros, lagartos e grandes insetos.

Além do gato-do-mato-pequeno, a câmera oculta também registrou um veado na propriedade, mas, por causa da qualidade da foto, não foi possível identificar a espécie.