Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 22 de outubro de 2011

Especialista apresenta modelo para avaliar floresta após o manejo


Serviço Florestal Brasileiro promove seminário sobre modelagem de florestas tropicais, utilizando dados sobre ganho de biomassa em floresta manejada obtidos ao longo de 30 anos e monitoramento

Um dos maiores especialistas em métodos para avaliar o crescimento da floresta após o manejo, o inglês Denis Alder, será o palestrante de um seminário que o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) promove nesta sexta-feira, 21.

Alder apresentará os dados de ganho de biomassa em áreas da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, a partir de um modelo matemático desenvolvido por ele, chamado de Cafogrom.

As informações usadas na simulação matemática cobrem um período de 30 anos de manejo florestal, ou seja, um ciclo de corte inteiro (período entre a primeira e a última colheita de árvores) e foram formuladas pelo especialista e pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), a partir de consultoria firmada pelo Projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação.

Até então, só havia dados da simulação com informações que cobriam 15 anos de manejo florestal e não permitiam uma visão global da recuperação da floresta após um ciclo de corte completo. A primeira simulação com o modelo Cafogrom foi feita em 1990 e usava informações sobre manejo obtidas a partir de 1975.

Para atualizar o Cafogrom, Alder levou em consideração a atual regulamentação brasileira sobre manejo florestal em relação aos ciclos de corte, intensidade de exploração, tratamentos silviculturais e as restrições para seleção de árvores a colher.

Segundo o diretor de Pesquisa e Informações do Serviço Florestal, Joberto Freitas, o modelo desenvolvido pelo especialista pode ser útil na avaliação do manejo nas áreas sob concessão florestal.”Poderemos projetar o crescimento da floresta”, diz.

O trabalho de Alder no Brasil foi realizado em parcelas permanentes - áreas onde não há atividade madeireira e que servem de referência para comparar a floresta manejada com aquela sem intervenção – da Embrapa Amazônia Oriental na Flona do Tapajós.

Serviço
Apresentação de modelo matemático com dados de 30 anos de manejo na Flona do Tapajós

Horário: 15h
Local: auditório do Cenaflor/SFB
Endereço: SCEN Av. L4, Trecho 2 – Cenaflor (complexo do Ibama)