Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O CUSTO DO PROGRESSO PARA OS ÍNDIOS DO BRASIL




A Amazônia brasileira é o lugar onde se encontram a maioria das tribos isoladas do Mundo. De acordo com a Fundação Nacional do Índio nesta região pode existir mais de 70 grupos de índios isolados na selva.
Sua decisão de não manter contato com outros povos indígenas ou com pessoas de fora se deve, quase certamente a invasão e destruição contínua da floresta, que é a sua casa.
Por exemplo, os grupos isolados que vivem no estado do Acre são provavelmente os sobreviventes do boom da borracha, o que resultou na escravização de muitos nativos.
É provável que aqueles que sobreviveram fugiram aproveitando o curso dos rios. A lembrança das atrocidades cometidas contra seus ancestrais ainda pode estar bem viva em suas memórias.
Pouco se sabe sobre esses povos. Mas nós sabemos que eles querem ficar fora de contato: eles dispararam suas flechas em aeronaves ou simplesmente evitam o contato e se aprofundam ainda mais na floresta.
Alguns, como o Awa caçadores- estão sempre em movimento através da selva, e podem construir uma casa em poucas horas e abandonar logo em seguida.
Projetos para construção de grandes barragens e estradas, que fazem parte do "crescimento acelerado" do governo, representam ameaças significativas.
Jirau e Santo Antonio, barragens construídas no rio Madeira, estão perto de vários grupos isolados. Muitos estão abandonando as suas terras devido ao ruído e da poluição gerada por essas construções.
O pior é que eles são extremamente vulneráveis a doenças como a gripe ou o resfriado comum transmitida por pessoas de fora.

Acompanhe também o nosso site www.vidabuena.com.br e o nosso Twitter @vidabuena site