Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

INCÊNDIO NA ALDEIA INDÍGENA KADWÉU


O fogo, de grande porte, começou no final de semana e está sem controle na Reserva Indígena Kadwéu, a 40 km da Aldeia Alves de Barros. Os combates começaram neste domingo e até agora os brigadistas não conseguiram controlar o incêndio.

Não há ainda cálculo de quantos hectares foram atingidos com esse incêndio. Só ao final do combate, a brigada vai ter condições de calcular a área atingida. David Lourenço, superintendente do Ibama no estado destaca que essa brigada que está atuando na reserva é formada por índios kadwéus originários da própria reserva e se trata da primeira brigada formada exclusivamente por indígenas pelo Prevfogo.

Outra parte da brigada está concentrada na região do Parque Municipal da Cachoeira do APA, que fica a 80 km de Porto Murtinho. Vários focos de incêndios florestais estão atingindo a região do parque e os combates nessa área começaram hoje.

Vários proprietários rurais da região no entorno do parque tentaram controlar o fogo com o uso de contra-fogo, mas a técnica foi utilizada incorretamente, aumentando o incêndio. O contra-fogo utilizado pelos proprietários ficou sem controle por causa dos ventos fortes que atingem a região. A brigada do Ibama treinada para esse combate só usa o contra-fogo observando as condições do tempo, do relevo, do combustível, e em área bem próxima do incêndio.

Fonte: IBAMA - Foto divulgação

Conheça também o nosso novo site www.vidabuena.com.br e o nosso Twitter @vidabuenasite