Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 25 de setembro de 2011

Inbrapi e Comitê Intertribal organizam Oficina Preparatória de Povos Indígenas à Rio+20


Oficina deve contribuir para uma Estratégia Brasileira de Biodiversidade para 2020

Organizações e representantes indígenas do Brasil devem se reunir nos dias 27 a 29 de setembro em Brasília/DF, na Oficina Preparatória de Povos Indígenas para à Rio+20 organizada pelo Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) em parceria com o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena.

A oficina, inserida em uma agenda de qualificações desenvolvidas pelo Inbrapi direcionada à formação de capacidade dos Povos Indígenas para à Rio+20, será realizada com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), WWF-Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Decorrente da iniciativa do MMA em integrar todos os setores da sociedade brasileira na construção de uma estratégia nacional de biodiversidade para cumprir as metas do Plano Estratégico 2011-2020, conforme aprovadas pela Convenção da Diversidade Biológica CDB em sua décima Conferência das Partes em Nagóia, Japão (COP-10), o evento é voltado para a qualificação básica sobre o tema.

Visa ainda, consolidar informações sobre a elaboração de um marco legal para internalizar o Plano Estratégico da CDB para 2020.
Serão apresentados ainda, temas como a regulamentação no Brasil do Protocolo de Nagoya sobre ABS: Acesso e Repartição dos Benefícios de Recursos Genéticos Oriundos da Diversidade Biológica e Conservação da Biodiversidade Florestal.

Foram convocados a participarem, cerca de 50 representantes indígenas entre homens e mulheres de diferentes biomas e regiões, sendo respeitada a diversidade de organizações. Como resultado, os participantes da oficina devem apontar em um documento básico, as contribuições dos Povos Indígenas para as submetas nacionais na construção de uma Estratégia Brasileira de Biodiversidade para 2020.

Programação Cultural

A oficina contará com atividades culturais, como exposição e venda de artesanatos, livros e produtos das organizações indígenas representadas, além de contação de histórias e apresentações musicais realizadas pelos participantes indígenas.

Eleição de Delegados

Da Oficina Preparatória serão indicados 25 representantes (delegados) que farão parte da reunião setorial de Povos Indígenas e Comunidades Locais, prevista para ocorrer no período de 19 a 21 de outubro em Brasília, ocasião em que serão eleitos os delegados para a oficina global que reunirá todos os setores, cujas datas ainda serão agendadas.

Para conferir a programação completa da Oficina Preparatória de Povos Indígenas para à Rio+20, acesse aqui.

Sônia Kaingang
INBRAPI Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco C
Ed. Antônio Venâncio, Sala 902
CEP: 70.301-000 Brasília DF
Telefone: (055) (61) 3033-7019, Fax: (055) (61) 3033-7198
website: www.inbrapi.org.br

E-mail: inbrapi@yahoo.com.br

Fonte: INBRAPI

Acompanhe também o nosso site www.vidabuena.com.br e o Twitter @vidabuenasite