Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

conservação e a restauração florestal será foco do VI Fórum Internacional de Meio Ambiente

Brasil e Japão trocm experiências e discutem soluções práticas; e Mata Atlântica será tema do segundo dia de debate

Amanhã (20) e quarta-feira (21), especialistas e técnicos brasileiros e japoneses reúnem-se no VI Fórum Internacional de Meio Ambiente Brasil-Japão para discutir o conceito “satoyama”, relacionado a um tema delicado e urgente no Brasil e no mundo: a conservação e a restauração florestal. Voltado a especialistas, estudantes e à sociedade, em geral, o evento, que acontece no Auditório do BNDES, é gratuito e com realização do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) e do BNDES.

“O objetivo deste encontro, que dá prosseguimento aos interiores, é intercambiar experiências e conhecimentos tecnológicos em busca de respostas ágeis e concretas diante da degradação desenfreada do ecossistema, que ameaça o futuro da humanidade”, explica o Vice-Presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), Yssamu Takao,

Os especialistas japoneses que vem ao país especialmente para o evento são: o diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico de Meio Ambiente Global (IGES), Etsuo Kobayashi, e o pesquisador Daisuke Toshimoto, que vão apresentar e explicar como funciona a política de conservação e restauração florestal no Japão.

Já a segunda parte do debate será sobre a educação ambiental, na qual a Primeira-Secretária da Embaixada do Japão no Brasil, Mutsuko Inoue, e o diretor da Escola Japonesa no Rio, Hiroshi Fujiuchi, contarão sobre a educação ambiental no Japão e nas escolas daquele país. A Coordenadora Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio, Deise Keller Cavalcante, também participa da mesa.

Já no dia 21, os debates vão abordar as técnicas de conservação e restauração florestal e as perspectivas para a Mata Atlântica.

A programação completa segue anexa. Mais informações no site do ICBJ (www.icbj.com.br) e inscrições pelo email:forumbrasiljapao@gmail.com.

Tema: Conceito Satoyama - Conservação e Restauração Florestal

Data: dias 20 e 21 de setembro

Local: Auditório do BNDES (Av. Chile, nº 100)

Inscrições: forumbrasiljapao@gmail.com

Informações: www.icbj.com.br

Credenciamento: 9h às 9h30 (nos dois dias)

Vagas limitadas.


Veja também o nosso site www.vidabuena.com.br e o Twitter @vidabuenasite