Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UMA SOLUÇÃO PARA O ÓLEO DOMÉSTICO

Sistema hidráulico com prumada de tubulação de cobre foi implantado em empreendimentos em Belo Horizonte, Fortaleza e Santo André e permite que a renda da venda do óleo recolhido possa ser revertida para os condomínios

O projeto da Eluma contribui para evitar a contaminação da água, já que 90% dos consumidores brasileiros ainda têm o hábito de jogar óleo, proveniente de fritura e do preparo das refeições, em pias e vasos sanitários. Esse ato corriqueiro e “aparentemente inocente” nas residências causa um efeito devastador na natureza. Para se ter a idéia do impacto, um litro de óleo despejado pela tubulação pode poluir cerca de 100m³ de água, o que chega a encarecer o tratamentohídricoem até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que a decomposição de compostos orgânicos gera gás metano, que é mais agressivo do que o gás carbônico para o meio ambiente.

Esse óleo viscoso e escuro também dificulta a passagem de luz na água e no seu fluxo, retarda o crescimento vegetal, além de impedir a transferência do oxigênio para a água, o que prejudica a vida nestes ecossistemas.
Recursos para o condomínio
Além de contribuir para a eliminação da poluição das redes de esgotos e, consequentemente dos mananciais, o sistema hidráulico com prumada de tubulação em cobre que está sendo utilizado nessas edificações também possibilita a reciclagem do óleo de cozinha que pode ser transformado em sabão, detergente ou sabonete por ONGs ou empresas especializadas que recolhem e pagam pelo material descartado, gerando economia para o condomínio dos prédios.

O objetivo dessa proposta é tornar os empreendimentos sustentáveis e, com isso, diminuir os custos de manutenção em instalações prediais e no sistema público de tratamento de água, além de gerar renda para o condomínio com a venda do óleo usado.

Para a Eluma, a adoção de soluções sustentáveis dentro da construção civil como o sistema de descarte de óleo está modificando não apenas a estrutura dos empreendimentos, mas oferecendo maior qualidade de vida aos moradores e contribuindo para o bem-estar da comunidade. .Independente se for o uso racional da água, a escolha de materiais ecologicamente corretos ou eficazes para a redução no consumo energia ou detecção de vazamentos, a tendência é que construtores, engenheiros e arquitetos passem a incluir em seus projetos essa preocupação social e ambiental.

Acompanhe também o nosso novo site www.vidabuena.com.br e o Twitter @vidabuenasite